Aprender Sobre Investimentos

O que a Pandemia ensinou sobre educação Financeira?

A pandemia e toda a crise gerada em torno dela tem ensinado diversas lições à sociedade como um todo. Menos de uma em cada cinco pessoas constituiu reservas para poupança no período anterior à eclosão da crise.

Desta forma, com a diminuição e até mesmo perda de renda pessoal e familiar as dificuldades cresceram consideravelmente.
Todo este cenário poderia ser minimizado caso estas pessoas tivessem sido expostas à educação sobre finanças.

Para dar a dimensão da importância de se avançar na educação financeira para futuras crises, em pesquisa feita pouco antes da pandemia, pela Anbima apenas 38% das pessoas das classes A, B e C constituíram algum tipo de reserva em 2019. Se, por simplificação, considerar-se que as pessoas das classes D e E não constituíram reserva, chega-se a 70% da população que adentrou o período da pandemia sem condição de constituir nenhuma reserva financeira.

Portanto, ações como as promovidas pelo Portal Investidores Brasil, são cada vez mais fundamentais para educar sobre finanças e cuidados financeiros. O ideal é que os pais incluam o tema na educação de seus filhos o quanto antes.

Desta forma, aprender sobre investimentos, construção de patrimônio e reservas financeiras são alguns dos assuntos fundamentais para uma vida adulta mais saudável e tranquila.

Neste ano atípico, vale extrair lições que nos tornem pessoas melhores e mais felizes no futuro. Aprimorar a educação financeira pode ser um dos bons legados desta experiência inusitada gerada pela pandemia Covid-19.